quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um olhar sobre o umbigo

Foi justamente um pôster de Britney Spears que me fez pensar em algo que jamais havia levado a sério. A partir deste pôster, comecei a ver que havia - basicamente por parte das mulheres jovens, já que os homens não têm elegância para tal - uma obsessão compulsiva em mostrar o umbigo.
Muitas línguas do mundo têm a mesma expressão, quando se trata de definir uma pessoa centrada apenas em si mesma: "está olhando para o próprio umbigo!".
Por quê? Britney Spears me levou a fazer algumas descobertas interessantes. Primeiro procurei uma enciclopédia, onde o umbigo é descrito de maneira limitada: cicatriz resultante da queda fisiológica (natural) do corsão umbilical. Geralmente, em humanos possui o formato redondo e fundo.
Ainda bem que não parei por ai, e aos poucos comecei a ver que a tal "cicatriz redonda e funda" possui algumas referências históricas sérias; as culturas antigas usavam a mesma palavra para definir os lugares considerados sagrados.
No templo da Grécia onde se profetizava o futuro, o oráculo de Delfos, dedicado ao Deus Apolo havia uma pedra em mármore chamada "umbigo". Relatos da época contam que ali ficava o centro do planeta.
Em Petra, na Jordânia, existe outro " umbigo cônico", simbolizando não apenas o centro do planeta, mas do universo inteiro. Tanto o de Delfos como o de Petra procuram mostrar o eixo por onde transita a energia do mundo, marcando de modo visível, algo que se manifesta apenas no plano, digamos, invisível.
Jerusalém é chamada também de "umbigo do mundo", como a Ilha de Pascoá, no pacifico. O mais curioso é que estas civilizações teoricamente jamais se comunicaram entre si.
A primeira explicação, mais lógica, logo foi descartada: através do corsão umbilical somos alimentados, ele é o centro da vida. Um psicologo me disse que esta teoria não fazia o menor sentido: a ideia central do homem é sempre "cortar" o cordão, e a partir dai o cérebro ou o coração tornam-se símbolos mais importantes.
Na mitologia indiana, o umbigo é um dos símbolos de renascimento. No umbigo de Vishnu, divindade indana responsável pela criação e pela destruição sistemática do Universo, senta-se o deus que tudo irá governar a cada ciclo. Os Yogues o consideram como um dos "chakras", pontos sagrados no corpo humano. As tribos mais primitivas costumavam colocar monumentos no lugar onde achavam que ficava o umbigo do planeta.
Nos textos compilados por antropólogos sobre as crenças de tribos mexicanas podemos ler: "quando o feiticeiro começa a entender seu novo universo ele entra numa especie de transe e "vê" que tudo à nossa volta é uma gigantesca teia de filamentos luminosos.
À as vezes, estes filamentos se mostram como um ovo de luz e isso significa que se transformam em um ser humano. O ponto de entrada desta energia no corpo da pessoa corresponde ao local de onde esta o umbigo".
Finalmente, se você conversar com alguma artista profissional em dança do ventre, ela irá dizer que os movimentos mais clássicos são aqueles que têm o umbigo como centro.
Obrigada, Britney Spears, por me fazer pensar em algo que jamais havia pensado pela minha cabeça.

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário