quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sommeliers (O vinho além da taça)


Curso da Fundação Getúlio Vargas e Associação Brasileira de Sommeliers ensina a degustar e a ganhar dinheiro com a bebida

Para vender bem o vinho, é preciso conhecimento de sua história e dos nichos de mercado


O Brasil tem recebido hordas de enólogos, diretores de marketing e bodegueiros de vários países produtores de vinho, de olho na fermentada expansão econômica do País. E o consumo de bons vinhos tem aumentado gradualmente aqui, gerando um comércio financeiramente charmoso. De olho em um mercado que demanda novos profissionais qualificados, a FGV e a ABS-SP se uniram para lançar o inédito curso “Negócios do Vinho”.

Do apreciador ao importador, incluindo todos os que de alguma forma se ligam ao conhecimento e comércio do vinho, o curso visa ampliar e atualizar os conceitos dos alunos a respeito dessa atividade, até aqui tocada de forma empírica pela maioria dos profissionais da área.



Saber degustar e transmitir impressões é condição essencial para ter sucesso nas vendas

Tratado como uma mercadoria qualquer, o vinho pode reservar surpresas desagradáveis aos empreendedores novatos – e o fechamento de importadoras e lojas em todo o País tem acontecido de forma mais ou menos usual. Para evitar isso, o curso da FGV e ABS irá focar em aspectos importantes da própria história do vinho – não adianta querer vender um produto sem conhecê-lo bem.
Ciro Lilla, um dos mais respeitados importadores brasileiros, dono da Mistral e Vinci – um dos fundadores da ABS-SP – diz que “o curso vem em boa hora. É uma atividade que não tem lugar para amador. Quem foca apenas no glamour vai se dar mal. É preciso administrar bem e, além disso, ter paixão e talento para o negócio”.
Com duração de 60 horas, haverá aulas expositivas, degustações e análises sensoriais, exercícios em sala de aula e palestras. Alguns temas: história sócio-econômica do vinho, o vinho na atualidade, a produção e o consumo, serviço do vinho, planejamento de negócios, logística epontos de venda. 
O Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) irá patrocinar a estadia dos alunos durante três dias na região Sul, onde realizarão visitas técnicas a algumas vinícolas, conhecendo detalhes das etapas de produção, logística e comercialização. 

Entre os professores estão profissionais tarimbados da área, como José Luiz Alvim Borges, presidente da ABS-SP, Mário Telles Junior, Arthur Azevedo e Gustavo de Paula, diretores da entidade, e Bruno Vianna, diretor de cursos da ABS-Campinas.


O curso vai desvendar as características próprias de cada vinho

O coordenador do curso é Túlio Rodrigues, da FGV, master em eBusiness Administration pela Universitat de Barcelona, Espanha; especialista em Telecomunicações pela San Diego State University, EUA; pós-graduado em Administração e Marketing e professor de diversas disciplinas nas áreas de Administração e Marketing. Atua há 19 anos em gerências e diretorias das áreas Comercial, Marketing e Trade Marketing, com experiência no Brasil, América Latina e Europa em empresas de grande porte.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto próximo. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 19h30 às 22h45 na FGV, Rua Itapeva, 432, São Paulo. Para se inscrever é necessário ter graduação em qualquer área ou tempo de experiência comprovado no trabalho com o vinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário